terça-feira, 31 de março de 2009
Plano de Treinos 30/3/2009 a 5/4/2009
Quarta-feira: 2 Irmãos -17.45 (equipados no relvado) - Avisar colegas
Sexta- Feira: 2 Irmãos - 19.30
P.Arroja
sábado, 28 de março de 2009
Concentração Jogo - Tavira (Atenção à mudança de hora)
Concentração no Estádio Municipal às 6.30 (nova hora) 5.30 (na hora antiga)!!!
Atenção ao descanso e tentar deitar o mais cedo possível. Nada de " jogar à bola" no sábado.
Jogo tem início às 9.00 no Estádio Ginásio de Tavira.
P.Arroja
quarta-feira, 25 de março de 2009
Sub-17: Portugal perde com a Inglaterra
A Selecção Nacional de Sub-17 começou mal a participação no Grupo 7 da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu da categoria, ao sair derrotada (0-1) frente à Inglaterra.
O "Portimonense" Fábio Nunes foi suplente não utilizado, não sendo neste primeiro jogo opção.
Aproveito para lhe endereçar um abraço, desejar-lhe as melhores felicidades e que dignifique ao máximo a camisola que ele representa.
terça-feira, 24 de março de 2009
Blog aberto ao Público
Comportamento dos Adeptos e dos Pais
Actualmente e no futebol de formação dos diversos clubes, existem muitos tipos de adeptos, a maioria é formada pelos Pais dos jogadores e por isso é normal que defendam com “unhas e dentes” a equipa do filho, e ás vezes até comentam excessos, que acabam por envergonhar o próprio filho.
Temos de entender que quando se está a ver um jogo com o filho a jogar, o pai só vê o lado do filho e por isso temos de desculpar certas atitudes, vou dar alguns exemplos do que normalmente acontece:
O filho nunca falha;
Se não jogar o treinador não presta;
Se joga o treinador é bom;
Se for substituído o treinador volta a não prestar;
O jogador que joga na mesma posição que o filho é muito fraco;
Se a equipa ganha e o filho jogou está tudo bem;
Se a equipa perde e o filho jogou foi porque não lhe passaram a bola ou porque toda a equipa é fraca menos o filho;
Se a equipa ganha e o filho não jogou foi sorte;
Se a equipa perde e o filho não jogou foi bem-feita ;
Se a equipa ganha o adversário não tem valor ;
Se a equipa perde, a culpa é de alguém (treinadores, jogadores ou árbitro) e esquece-se do valor do adversário ;
Se um outro jogador falha, em que o pai não esteja a ver o jogo, é criticado e até crucificado por um passe ou remate que saiu mal; (imaginem como esse atleta se sente)
Tudo isto, nós treinadores entendemos ou tentamos entender, mas e tu, entendes?
Consegues colocar-te na pele dos teus colegas quando são criticados pelos próprios pais da equipa?
Consegues colocar-te na pele de um treinador que apenas quer que tudo corra bem e que o êxito seja alcançado?
Consegues pensar na nossa frustração, enquanto treinadores, aquando de uma derrota?
Pensa nisto, se calhar juntamente com os teus Pais e pode ser que na próxima vez que forem a um jogo, aproveitem para passar um tempo agradável e apenas para acompanhar o filho numa actividade saudável.
Será isso possível?
Devo acrescentar que também existem pais que não são assim, felizmente, e espero que cada vez mais os Pais vão ver os filhos e apoiem e gritem pela equipa a incentivar, mas deixem as criticas destrutivas que não levam a lado nenhum. Se a equipa perder, que vos apoiem para que à próxima seja melhor, se ganhar, que vos felicitem pelo esforço despendido.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Paciencia, uma Virtude que Poucos Sabem ter!!
Mais triste ainda, quando hoje li no Blog do Portimonense, um suposto Pai de um jogador ( vale o que vale), mas mereceu da minha parte um reparo, que todos vós já devem ter lido.
Como vos escrevi no inicio da temporada, quero que tenham a noção que continuam a ser os verdadeiros Heróis do Portimonense, não pelos títulos, não pelas conquistas, não pelas vitórias, mas sim pelo simples facto de usarem em campo, as nossas camisolas, riscadas de negro e branco, amarelas, verdes, mas sempre com o Símbolo do nosso Clube, e isso deve ser um tónico para que nunca se sintam frustrados, muito pelo contrário, o facto de jogar no Portimonense é por si só, um factor que não está ao alcance de todos, só mesmo dos melhores!
Não fosse esse motivo factor tão importante, não teríamos tantos comentários "inimigos" no nosso Blog, muitos deles eliminados por nós moderadores.
Quanto ao facto da subida ter ficado comprometida, e depois?
Não sentem a sensação que cumpriram o que vos foi solicitado pelos treinadores?
Por algum momento vos sentiram envergonhados do que fizeram em campo?
O vosso esforço pode até ter sido em vão, mas foi sentido, foi sem duvida o vosso melhor, com a vossa melhor boa vontade, nunca se sintam culpados ou com raiva, todos nós erramos, não é sinónimo de vergonha errar-mos, antes pelo contrário, devemos entender os nossos erros como forma de nos fortalecer, o que espero que aconteça.
Voçes não são Mercenários, não jogam futebol pelos prémios de jogo, quanto muito pelas sandes do Ranch Burguer, lol.
Voçes são os melhores jogadores do Portimonense, suplentes, titulares, convocados, não convocados, são o PORTIMONENSE, e exibam essa sigla com orgulho, com convicção!!!
Agora aos treinadores ( Professores) Bah...
Como pai, quero que tenham a noção de uma coisa importantíssima, ficaria descansado, hoje, se o meu filho fosse orientado por Vós, pois sei que alem da parte competitiva, são Homens de bons princípios, e isso para um pai se sentir seguro na hora de declinar o dever paternal num treinador, é mais que suficiente.
Símbolo esse, tão controverso como consensual, mas sempre na luta por melhorar, esse é o vosso papel no desenvolvimento dos Jovens Portimonenses, cabe a Vós, e a mais ninguém incutir esse sentimento aos Jovens, melhorar sempre.
Penso que cumprem com o vosso dever, melhor, pior, cada um é livre de avaliar á sua maneira, para isso serve a Democracia.
Continuem, não vos deixem desmotivar por um objectivo não conseguido, por um punhado de personagens sem carácter, sem valores, mas com um objectivo bem delineado, o de destruir, somente destruir, pois no meu mundo esses valores não existem, nem nunca serão objecto de comercio.
Abraço a todos, e nada de desanimar, a vida é assim, ora se ganha, ora se perde......
Força Juvenis.
Força Portimonense.
domingo, 22 de março de 2009
Rescaldo PSC – 0 Almancil – 3
Estamos a passar um mau momento, principalmente a nível de resultados, embora neste jogo estivemos a nível exibicional um pouco abaixo do habitual, principalmente no final da segunda parte quando o jogo já aparentemente estava decidido. Mas a verdade é que em relação à primeira volta temos mais 1 ponto, infelizmente em relação aos nossos adversários mais directos, perdemos pontos nesta segunda parte.
Sabiamos que se queríamos discutir o título tínhamos de arriscar nestes dois jogos, e assim foi, tentamos mandar no jogo nestes 2 jogos, o que permitiu às equipas adversárias jogarem mais no contra-ataque e no jogar no nosso erro. Infelizmente cometemos erros e sofremos 2 derrotas.
A verdade é que baixamos um pouco após o segundo golo adversário, depois assumo que arriscamos tudo metendo um avançado e passamos a jogar com 3 defesas e 2 atacantes centrais, mas também não conseguimos romper a defesa contrária e acabamos por sofrer mais um golo de contra-ataque.
O momento do jogo voltou a ser um esquema táctico, desta vez de um canto, desde a 1ª jornada que não sofríamos um golo de canto, sei que defender à zona, não é fácil e é necessário muita concentração, mas é uma opção tomada e não é por sofrermos um golo que vamos mudar, temos de ver o que falhou e corrigir.
Foi grande a desilusão no final do jogo, a verdade é esta, jogamos contra uma equipa que soube defender e aproveitar bem os nossos erros, E temos de compreender que por vezes desvalorizamos em demasia as equipas adversárias, por vezes até menosprezando-as, as equipas adversárias também tem mérito e tem de se dar valor à equipa do Almancil, era uma equipa que conhecíamos bem e sabíamos que era uma equipa forte.
Aspectos Positivos:
Primeiros 30 minutos
Pressão alta exercida
Atitude (na maior parte do jogo)
Aspectos a rever:
Não atacar as bolas nos esquemas tácticos
Reacção ao golo adversário
Dificuldades em sair a jogar com bola controlada (é verdade que o campo não ajuda)
Finalização
Críticas negativas entre colegas
O campeonato continua, para além do objectivo da subida tínhamos outros objectivos, temos de assumir que é praticamente impossível lutar pela subida, assim temos que apostar na nossa evolução, como equipa primeiramente, depois mais o aspecto individual.
Outra questão que é importante esclarecer, é que provavelmente teríamos mais hipóteses se tivéssemos jogado com jogadores mais experientes (juvenis dos juniores), mas assumimos que a partir do momento que esses jogadores faziam parte da equipa de juniores e jogavam regularmente pelos juniores, íamos apostar somente nos elementos da equipa que têm jogado, jogou o Bruno Pacheco apenas porque o Javier estava castigado, o Miguel vem de lesão, Salvador lesionado e o campeonato dos juniores estava parado. Todos nós queremos ganhar, mas não podemos esquecer se os 3 elementos dos juniores jogassem connosco, teriam de sair 3 elementos da equipa, daí a opção de não chamar elementos dos juniores.
Reagir a este mau momento é fundamental, e a forma de reagir é trabalhando mais e melhor, começando por não faltar a treinos os elementos que têm faltado.
Temos de aprender com os erros e não os voltar a repetir, todos os elementos da equipa devem assumir os erros, mas devem assumir em equipa, e não apenas individualmente, se for preciso achar algum responsável pelos maus resultados, esse responsável serei eu, pois sou o responsável principal da equipa.
P.Arroja
quarta-feira, 18 de março de 2009
Sondagem - Equipa de Juvenis
Vota e comenta do que estavas à espera até ao momento.
Março Jovem 2009 - Portimão
Tsabalala dá as boas vindas ao estreante Renato
Vamos dar vida ao nosso blog.
Para adicionar como autor: deixar um comentário neste post ou enviar e-mail para pedrodiasarroja@hotmail.com com o e-mail da conta de blog.
No entanto o blogue continuar a ser privado apenas autores registados poderão visualizar o blogue.
P. Arroja
domingo, 15 de março de 2009
P.S.C. - 0 Olhanense - 1
Aspectos a rever:
Finalização
Bolas paradas manter a concentração e jogar sempre na antecipação
Agressividade junto dos defesas e guarda-redes, obrigar a falhar.
Deixar adversário receber bola e virar
Faltas cometidas desnecessárias em zona 1 e 2 (ex:mãos nas costas)
Aspectos positivos:
Pressão exercida o adversário em bola corrida não teve oportunidades de golo
Fulgor físico
Conseguir criar situações de finalização (cruzamentos, triangulações, remates,...)
Atitude da equipa, nunca desistiram, foi lutar até ao último minuto, ...ou como costumo dizer até ao último segundo.
Respeito pelo o árbitro e adversários
Entreajuda
Agora há que saber reagir e voltar aos treinos com vontade e querer de fazer mais e melhor. O processo de aprendizagem continua.
Até terça, lá estarei...
P.Arroja
domingo, 8 de março de 2009
Plano de Treinos 9 a 15 de Março de 2009
Quarta - 16.30 no Relvado ou Sintético - 2 Irmãos ou Major David Neto (Falta confirmar local e hora)
Sexta - 19.30 no Relvado e equipado - 2 Irmãos
Domingo - 7.45 Concentração no Estádio 2 Irmãos - Material: botas de relvado, meias de enchimento e caneleiras (fita para prender)
Não Esquecer das Caneleiras em todos os treinos!!!
P.Arroja
Rescaldo Jogo 1º de Janeiro - 2 vs Portimonense - 5
Golos: Paulo, Leonardo, Paulo, Pereira e Jaques
Não há jogos fáceis!!! E os que aparentemente estão fáceis podem-se complicar de um momento para o outro. Este complicou-se, não por falta de avisos, antes do jogo começar prevenimos para a possibilidade de tornar-se num jogo semelhante ao do Messinense, e assim foi, a equipa adversária tinha pouco a perder, nós pelo contrário tínhamos muito.
Temos de ser fortes psicologicamente, não reagir a provocações de árbitros, jogadores, ou adeptos, quando isso acontece, não focamos a nossa concentração no fundamental, que é jogar futebol.
Lances a relembrar:
Fair-play: Lance que metemos a bola fora para assistência de jogador adversário, adversário lança e aproveita para criar perigo, rematando à nossa baliza. Conclusão a tirar: devemos sempre atirar a bola pela linha lateral mas bem para longe da nossa baliza (ideal para a zona do canto adversário).
Lance do primeiro golo do adversário: fiscal de linha (árbitro auxiliar) marca falta, assinalando com a bandeira mas árbitro principal não assinala, atacante aproveita para rematar sem oposição e marcar golo. Conclusão a tirar: só paramos quando o árbitro apita. (Mas este lance custou um pouco a digerir)
Livre indirecto por excesso de tempo do G.R. com a bola nas mãos, parece que temos de ter maior velocidade a bater o pontapé, porque há árbitros que deixam ficar claramente mais de 12 segundos com a bolas nas mãos e outros não!!!
Mas onde tivemos mesmo mal foi na expulsão, não crucificando o Javier, porque todos podemos perder “a cabeça” , eu próprio perdi a cabeça com algumas decisões do árbitro, no entanto, estávamos avisados que iria haver picardias, e por vezes temos de sofrer “apanhando” e não reagir, dando uma “chapada de luva branca” com o futebol praticado e com o resultado. Temos de saber defrontar equipas que têm mau perder e atitudes menos correctas.
Não vou salientar qualquer jogador porque acho que a equipa está de parabéns por mais uma grande exibição de sofrimento e coragem, pois durante muito tempo estivemos a jogar em inferioridade numérica, o que mostrou coesão e espírito de equipa.
P. Arroja
Depois de um jogo Recuperação e Descanso é Fundamental!!!
Quem tiver problemas físicos deve deslocar ao Departamento Médico, antes de ir ao treino, logo na segunda-feira.
Vamos entrar numa fase crucial do campeonato, com duas jornadas particularmente difíceis, contra adversários fortes, vai ser fundamental não facilitar nos treinos, não faltando e estando sempre "presente de corpo e alma".
P.Arroja
terça-feira, 3 de março de 2009
Treinos de 2 a 8 de Março de 2009
Terça - 19.30 no Relvado e equipado - 2 Irmãos
Quinta - 19.30 no Relvado e equipado - 2 Irmãos
Sexta - 19.30 no Relvado e equipado - 2 Irmãos
Domingo - 8.45 Concentração no Estádio Municipal - Material: botas de sintético, meias de enchimento e caneleiras (fita para prender)
Não Esquecer das Caneleiras em todos os treinos!!!
P.Arroja